SEMrush: como usar suas funções para aumentar seu tráfego

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SEMRush

O SEMrush é um dos softwares mais utilizados para projetos de marketing. Possui uma gama de ferramentas que são divididas entre: ferramentas para análise e ferramentas para projetos. Vamos procurar te mostrar neste artigo como aumentar seu tráfego com o SEMrush.

Certamente você já escutou a frase: o marketing é a alma do negócio! E não foi por acaso. O marketing é uma área fundamental para qualquer empreendimento ou projeto independente da dimensão.

Por isso, conhecer e dominar as ferramentas que ajudam a tirar o máximo possível de proveito dessa área, é fundamental. Nesse contexto, existem muitos softwares desenvolvidos para auxiliar os profissionais dessa área a tomarem decisões de forma eficiente e assertiva.

Entre os recursos existentes, a ferramenta SEMrush é um programa muito utilizado nesse meio para análises de palavras-chave, domínio e análise da concorrência, ente outras funções importantes que esse software possui.

Conheça o SEMrush.

O que é a ferramenta SEMrush 

O SEMrush é um conjunto de ferramentas pagas que são utilizadas na área de marketing, criadas para ajudar as empresas comercializarem melhor on-line.

Sendo considerada uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chaves existente, além de ser capaz de corrigir problemas técnicos em sites, realizar rastreamento de rankings locais e melhorar a categoria de backlinks.

Não é por acaso que, atualmente, a SEMrush possui:

  • 6 milhões de usuários;
  • 20 Bilhões de palavras-chaves;
  • 142 Bancos de dados geográficos;
  • 801 Milhões de domínios. 

É notório que o objetivo principal da empresa SEMrush, é criar uma ferramenta que tenha todas as funções as quais os profissionais de marketing necessitam para alcançar e melhorar seus resultados, sendo executada facilmente para realizar as tarefas rotineiras.

Para que serve a ferramenta? 

Por ser um software completo, podemos utilizá-lo para diversas finalidades, por exemplo:

Comércio eletrônico: a SEMrush irá ajudar a impulsionar sua loja on-line com a utilização de técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e SMM (Marketing em Mídias Sociais), aumentando, assim, as suas vendas.

Empresas: logicamente, um dos insumos mais importante para que uma empresa se mantenha na liderança, são os dados. A SEMrush oferece banco de dados voltado para um negócio especifico ou banco de dados geográfico estendido com dados mais abrangentes. Também é possível encontrar relatórios personalizados e únicos, sendo capazes de suprir todas as necessidades.

Pesquisa Competitiva: uma ferramenta completa para compor uma estratégia de marketing e para analisar a concorrência. Sendo possível descobrir os produtos, serviços e conteúdo mais populares dos concorrentes. Além de proporcionar dados sobre como está a posição de um domínio nos mecanismos de busca, tanto na parte orgânica, quanto nos anúncios.

Conheça o SEMrush.

Conheça outras ferramentas.

Como usar as funções da ferramenta SEMrush 

Para usar a ferramenta, antes, é necessário criar uma conta no site e assinar um plano. Logo após, percebemos uma interface muito limpa e intuitiva no painel inicial. No topo, possui uma barra de busca onde podemos digitar uma palavra-chave ou domínio para obter as informações. Na barra lateral esquerda, estão localizadas as opções de análises.

 Porém, a ferramenta SEMRush possui muitas opções de análise e para escolher o kit de ferramentas ou Toolkit ideal para sua necessidade, primeiro, é preciso ir no menu na aba de navegação, onde encontramos os Toolkits separados entre: ferramentas para SEO, publicidade, mídia social, marketing de conteúdo e pesquisa competitiva. Assim, você poderá encolher o Toolkit conforme a área de marketing desejada e, em cada Toolkit, há um grupo de ferramentas específico.

Aba de navegação no menu na página inicial

Após escolher a área de marketing que você irá trabalhar, agora você pode realizar uma análise conforme a sua necessidade. 

Análise de domínio

Para realizar uma análise por domínio é necessário, apenas, selecionar “visão geral do domínio” e digitar o domínio na barra de busca e escolher o banco de dados referente ao país para obter informações de forma geral, divididas em tópicos.

SEMrush Visão Geral do Domínio
Visão gera do domínio 

Nos tópicos, encontramos informações sobre pesquisa orgânica, pesquisa pagas, backlinks, mídia display. Uma grande vantagem da ferramenta SEMrush, é a possibilidade de obter esses mesmos dados sobre os seus concorrentes.

Pesquisa orgânica: no tópico pesquisa orgânica, é demostrado uma estimativa de tráfego orgânico relacionado ao domínio. Na visão geral, também é possível observar o histórico do desenvolvimento do tráfico com passar dos anos. Esse gráfico é muito importante para analisar como o domínio de um concorrente, por exemplo, está crescendo.

Ainda na sessão orgânica, a ferramenta informa as principais palavras-chaves orgânicas junto com as informações, como: posicionamento que ela se encontra no 

Google; o volume de pesquisa médio mensal, a estimativa do custo por clique.

Com base nas principais palavras-chaves, a ferramenta SEMrush é capaz de informar os principais concorrentes orgânicos em um mapa de fácil entendimento de posicionamento competitivo.

Com tudo, para analisar todas informações de forma detalhada referente ao domínio, na lateral esquerda, há ferramentas relacionada a cada tópico com todas as informações.

  • Análise de tráfego
  • Pesquisa orgânica
  • Lacunas nas palavra-chave
  • Lacunas nos backlinks

Pesquisa paga: aqui o assinante poderá ter acesso às mesmas informações da pesquisa orgânica, mas sobre os anúncios que foram detectados referente ao domínio buscado. A ferramenta exibirá exemplo de anúncio para você analisar seus anúncios ou observar o que os seus concorrentes estão usando como anúncios.

Backlinks: proporciona um relatório completo sobre os backlinks que apontam para seu domínio ou para o domínio do concorrente que você está analisando. Nessa parte, também, podemos ter informações sobre como o link está sendo vinculado, se está sendo vinculado a texto, imagem ou vídeo. Por isso, essa informação é importante para entender sobre o que seu negócio está relacionado e para identificar possíveis melhorias na estratégia de backlinks.

Mídia display: você terá noção sobre o que está sendo publicado em mídia de display. Assim, você terá uma ideia, por exemplo, sobre como seu concorrente está publicando banner e conteúdo visual. 

Análise de palavras-chaves 

Para encontrar palavras-chaves que as pessoas estão procurando voltado para seu negócio, projeto e demanda, obtendo uma experiência mais aprofundada de pesquisa. Na lateral esquerda, a ferramenta Keyword Magic Tool irá proporcionar milhões de palavras-chaves. 

Essa ferramenta é uma das mais usadas devido sua eficácia no objetivo da pesquisa.

Para realizar uma pesquisa, basta selecionar a ferramenta Keyword Magic Tool, no canto esquerdo e digitar no campo de busca a palavra-chave.

SEMrush Keyword Magic Tool
Barra de busca de palavras-chaves

Ao fazer uma pesquisa, a ferramenta irá lista várias “formas” palavras que são usadas pelos usuários para encontrar conteúdos relacionados ou a respeito as palavras-chave que você digitou. O que é mais legal e prático dessa ferramenta é que, você pode usar filtros para detalhar e obter grupos de palavras que são mais usadas. Assim, podemos ter ideias de projetos mais específicos e assertivos.

Já no lado esquerdo, a ferramenta exibirá as palavras-chave que foram constituídas por um mesmo grupo de palavras mais buscada pelos usuários, ou seja, a ferramenta separa as palavras mais citadas dentro de um grupo de formas de busca que os usuários pesquisam. Com isso, você poderá encontrar long tailsperfeito para seu projeto obter bons resultados.

Projetos

As ferramentas de projetos são para análise e monitoramento com a função de ajudá-lo a monitorar tudo a respeito do seu site.

Site Audit

Uma das melhores ferramentas de projetos, considerada essencial para identificar erros que estão ocorrendo e afetando o bom funcionamento e ranqueamento do seu conteúdo. 

A ferramenta faz uma varredura e exibe as informações, em forma de gráficos, dos erros relacionados a SEO, links sem funcionamento entre outros problemas. O concerto desses erros, irá ajudar bastante a aumentar o tráfico do seu site.

Conheça o Site Audit Trial.

Backlink Audit

Como o próprio nome informa, com essa ferramenta é possível obter os backlinks e saber os quais não estão ajudando no desenvolvimento do conteúdo. Anteriormente, falamos sobre o backlink da análise de domínio, que difere do Backlink Audit devido esse informar, em forma de gráfico, os links que não ajudam o site.

Conheça o Backlink Audit.

Position Tracking

A ideia dessa ferramenta é informar em gráfico a: visibilidade, posição média e tráfego, referente uma análise diária de como você e seus concorrentes estão aparecendo em um ranque, com base nas palavras-chaves que foram adicionadas.

Por fim, compreendemos o poder que essa ferramenta possui para análise de domínio, concorrente, melhoramento de SEO e posicionamento do seu site entre outras funções importante e necessárias na área de marketing.

A ferramenta possui planos de assinatura para vários tipos de perfis, assim fica a sua escolha o melhor plano que representa seu momento atual. Com isso, você poderá fazer uso dessa ótima ferramenta que tanto vem ajudando os profissionais de marketing. 

Conheça o Position Tracking.

Para conhecer mais, acesse aqui o SEMrush!

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